Páginas

sábado, 2 de agosto de 2014

Ring

Sinopse: O corpo de uma jovem é encontrado em sua casa em Yokohama, contorcido de medo, mas a causa de sua morte é um mistério.  O jornalista Kazuyuki Asakawa, após descobrir outras mortes deste tipo, se fixa em descobrir sua origem, até descobrir, em uma cabana, uma fita que mata em uma semana quem a assistir.

Pela sinopse, no mínimo você já deve saber qual livro eu li. Pois é, O Chamado, mas não se engane, ele é totalmente diferente do filme americano e um pouco diferente do japonês. Lançado em 1991, Koji Suzuki começou uma série, que hoje tem seis livros, que infelizmente não chegou ao Brasil.


Kazuyuki é um jornalista que trabalha no Daily News, um jornal local, que um dia, em vez de voltar para o trabalho de metrô, resolve se dar ao luxo e voltar de táxi. No caminho, o táxi passa por um cruzamento e sempre o taxista conta a mesma história, de um motociclista que bateu no carro dele e começou a se contorcer no chão, desesperado tentando tirar o capacete mas acaba morrendo, e ao levantarem o visor do capacete veem a expressão de horror em seus olhos. Kazuyuki se interessa pela história, pois algo muito parecido aconteceu com a sobrinha de sua esposa. Ao perguntar o horário, a causa da morte e quando aconteceu, mais uma surpresa: foi cerca de um mês atrás, aproximadamente às 10:50 da noite e a causa mortis era ataque cardíaco. Tudo batia com o que aconteceu com sua sobrinha. 

Numa pesquisa mais profunda, ele descobre que mais dois jovens morreram nas mesmas circunstancias: um mês atrás, cerca de 10:50 da noite e de ataque cardíaco. Ele resolve levar sua esposa, Shizuka, e sua filhinha, Yoko, de um ano e meio para visitar sua cunhada e prestar condolências, já que ele não compareceu ao funeral. Na tentativa de ser um bom marido, Kazuyuki põe sua filhinha pra dormir no andar de cima, e pra aproveitar a brecha, vasculha o quarto de  Tomoko. Lá descobre um cartão de associação de um resort em nome de outra pessoa, como não era nenhum dos quatro, deduziu que um deles pegou o cartão emprestado pra usufruir do lugar. Antes ele liga para confirmar se os quatro jovens estiveram lá, o recepcionista confirma e diz que ficaram no complexo Villa Log Cabin na cabana B4. Ele não pensa duas vezes e vai até lá. 

Chegando lá ele se surpreende com a infraestrutura do Pacific Resort Club: hotel, restaurante, campo de golfe, quadras de tênis e as cabanas. Ao fazer o check-in, o recepcionista pergunta se ele não quer alugar uma fita, ele diz que não e vai para a cabana. Depois de vasculhar a cabana inteira, não encontra pistas, apenas um caderno de memórias onde os visitantes registravam sua estadia, o último registro era "Considere-se avisado! Melhor não assistir a não ser que tenha coragem.", assinado tinha as iniciais do nome impresso no cartão. Kazuyuki volta na recepção e decide alugar um filme, tinha todo tipo de blockbuster e os mais recentes (da época), todos em suas devidas capinhas. Porém tinha um, o último da prateleira de baixo, sem capa e sem identificação. E com o faro de jornalista, é essa que ele leva. 

Na cabana ao colocar a fita, aparece na tela em letras de garrancho "Assista até o final.", e depois "Você será comido pela perda...", a partir daí um monte de imagens aleatórias aparecem: um vulcão em erupção, um bebê recém-nascido, uma velha senhora, dados rolando, pessoas vaiando e xingando, um homem suando fazendo movimentos ritmados que depois aparece com o pescoço sangrando. Todas essas imagens, de algum jeito, fizeram  Kazuyuki sentir na pele cada cena: no vulcão ele sentiu a cabana tremer, na cena do bebê, sem perceber ele estava com os braços do jeito como se segura um bebê, na cena do homem ele sentiu uma imensa raiva. No fim, aparece mais letras, mas dessa vez mais sofisticadas: "Aqueles que viram essas imagens estão fadados a morrer nesta hora exata uma semana a partir de agora. Se você não quiser morrer, você deve seguir estas instruções à risca.", e então a gravação de um comercial de repelente contra insetos aparece, não mostrando as instruções.

Espero que isso tenho pelo menos aguçado a sua curiosidade de ler, afinal esse livro é bem diferente dos filmes. Como eu disse antes, existem seis livros, postarei as capas aqui com os nomes e os respectivos filmes adaptados. De todas as adaptações de Ring que eu assisti, a melhor foi Ring: Kanzenban, que você consegue achar facilmente no YouTube.




Ring (1991)

Filmes

Ring: Kanzenban (1995) (TV) (Japão)
Ringu (1998) (Japão) - BR: Ring - O Chamado
The Ring Virus (1999) (Coréia do Sul)
The Ring (2002) (Estados Unidos) - BR: O Chamado









Spiral (1995)

Filme
Rasen (1998) (Japão)












Loop (1998)















Birthday (1999)

Filme
Ring 0: Birthday (2000) (Japão) - BR: Ring 0 - O Chamado: birthday











S (2012)

Filmes
Sadako 3D (2012) - BR: A Invocação 3D
Sadako 2 3D (2013) -  BR: A Invocação 2 3D











Tide (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário