Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Jogos Vorazes

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Confesso que eu não dava a mínima pra essa série, achava que ia ser mais um Crepúsculo da vida, sim, Crepúsculo, porque eu não sabia do que se tratava e nem queria saber. Porém, eu estava errado, muito errado. Um belo dia, saí com meu amigo, como não tinha nada de interessante no cinema para mim (incluindo o Jogos Vorazes), ele insistiu para ver o Em Chamas. E que filme, QUE FILME. Não acredito, como não vi esse filme antes?, foi basicamente o que eu pensei no final da sessão. Simplesmente me senti obrigado a ver o primeiro filme. Agora em Setembro, aproveitei uma promoção da Americanas e comprei a trilogia.

Se você viu o filme, não se desespere, ele foi bem adaptado, poucas coisas mudam entre o filme e o livro. Lógico, o livro tem mais informações, mas são poucas coisas que mudam mesmo. Uma coisa que eu achei diferente de outros livros que já li foi o jeito de narrar. Normalmente os livros são narrados ou em 3ª pessoa ou em 1ª pessoa, Jogos Vorazes é narrado em 1ª pessoa, pela Katniss, porém ela narra o agora e não como se já tivesse passado pelos Jogos e etc.

A história se localiza num futuro, não sei se próximo ou distante, onde a América do Norte não existe mais. Uma nova nação (pra ficar mais fácil de entender eu prefiro falar país) surge chamado Panem. Panem é formada por uma capital e, segundo a escritora, rodeada por 12 distritos. Pelo livro não dá pra saber se é rodeada, a gente sabe apenas que existem 12 distritos. A Capital é povoada por uma elite, acredito eu, que sobrou da América do Norte. Dos 12 distritos, o número 1 é o mais rico, produzindo os supérfulos que a Capital necessita, e o número 12 é o mais pobre, produzindo carvão. Existia um 13º distrito que produzia grafite, porém ele foi dizimado numa rebelião dos 13 distritos contra a Capital.
Como resultado dessa rebelião e para mostrar o poder que a Capital tem sobre os, então, 12 distritos, eles promovem um reality show anual, que todos são obrigados a assistir, onde um menino e uma menina de 12 a 18 anos são escolhidos aleatoriamente numa colheita, também anual, a entrar numa arena e lutar até a morte até sobrar um único vencedor. O vencedor ganha dinheiro e paz o resto da vida nas casas da "Aldeia dos Vencedores" que existe em cada distrito. Cada ano do menino, ou da menina, é colocado um nome, portanto ele começa com 1 nome colocado aos 12 anos e termina com 7 nomes colocados aos 18. Se a família da criança precisa de mais comida e está disposto a ter, deverá colocar seu nome mais uma vez por cada tanto de comida. Katniss desde o começo colocava seu nome mais quatro para pegar mais comida.
Em meio de milhares de papeizinhos, a irmã de 12 anos de Katniss, RosePrim, é sorteada, e para evitar que sua irmã acabe no banho de sangue, Katniss se voluntaria como tributo.

Eu acho que todos deveriam ler essa série, pelo menos o primeiro livro. Vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário