Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Aldeia dos Malditos

Midwich, uma cidade pequena, no coração da Inglaterra rural, um dia é atacada por um estranho fenômeno: toda a cidade dorme por quase dois dias; e algumas semanas depois descobre que todas as mulheres da cidade estão grávidas.

Misterioso não? Mas é isso mesmo o que acontece!

Talvez você não conheça a história por "A Aldeia dos Malditos" e sim por "A Cidade dos Amaldiçoados".

O história é narrada por Richard Gayford, há um ano morador da cidade Midwich junto com sua mulher Janet. Pois bem, Richard e Janet partem para Londres dia 26 de Setembro para comemorar o aniversário deles, como fazem todo o ano, e a noite em Midwich, às 22 horas aproximadamente, toda a cidade cai em um sono profundo, só acordando na manhã do dia 28 de Setembro. Sim, a cidade ficou quase 2 dias dormindo. As cidades vizinhas, não tendo comunicação com Midwich, acionou a policia, que acionou os Serviços Especiais.

Durante as inspeções áreas, foi encontrado um objeto, que parecia com a parte de trás de uma colher, parado no centro da cidade, isso levou os serviços especiais a concluir que poderia ser a causa da cidade ter adormecido, já que a partir de um certo raio, o que quer que entrasse nele, dormia, e quando fosse retirado desse limite, acordava.

Na manhã de 28 de Setembro a cidade acorda e volta ás suas atividades normais, e apelida esse blackout de "O dia negro". Algumas semanas depois às mulheres férteis da cidade começam a ter sintomas de gravidez, todas vão ao hospital da cidade e o médico constata isso. Nove meses depois, 61 crianças nascem, porém, fisicamente diferente dos pais: todas são loiras, tem os olhos dourados com um certo efeito (que eu não descobri qual é) e a pele com um brilho metalizado.

As crianças crescem e os problemas começaram. Elas não aparentam a idade que tem, parece que o desenvolvimento mental e físico delas são muito mais rápidos que o normal. Com isso, quando se sentem ameaçadas, elas rebatem controlando a mente do ameaçador, ou seja, se eu pico elas com um alfinete, mesmo que sem querer, ela controla a minha mente e faz eu me picar com o alfinete.

Outra coisa interessante, foi que o senhor Gordon Zellaby descobriu: as crianças pensam coletivamente. O que eu ensino a uma, imediatamente todas as outras do mesmo gênero aprendem.

Enfim, sem mais spoilers.





Esse livros rendeu dois filmes: A Aldeia dos Amaldiçoados, de 1960, e A Cidade dos Amaldiçoados, de 1995.



Livro VS 1960

As diferenças que eu encontrei foram:

- A cidade dormiu por algumas horas, acho que foram seis.
- Só nasceram 10 crianças
- No livro, em nenhuma parte menciona que as pessoas bloquearam a mente para as crianças não vasculharem.
- As crianças tem um "líder" no filme, Dave.
- As crianças se mudam para um celeiro no filme, no livro elas ficam sempre no Grange, uma espécie de escola para crianças especiais, criada especialmente para essas crianças diferente.

Livro VS 1995

Aqui o buraco é mais embaixo, John Carpenter cagou na história, ele quis mudar uma história de ficção cientifica (muito boa por sinal) pra uma história de terror. Até que não seria má ideia, mas infelizmente ele pegou a base da história, colocou um personagem nada a ver (papel de Kirstie Alley) só pra explicar os fatos, enfiou uns efeitos totalmente diferentes nos olhos das crianças, inventou algumas mortes e fez um final pra ter uma continuação, caso o filme fosse bom na bilheteria.

- Midwich fica nos Estados Unidos.
- A cidade dormiu por seis horas.
- Só nasceram 10 crianças, mas uma morreu, ai a Kirstie Alley foi lá e roubou o bebê. Mais uma desculpa pra explicar os fatos.
- No livro não existe a cena da oftalmologista, nem do faxineiro da escola.
- No filme uma das crianças é "boazinha", Dave, e sobrevive à explosão, como disse, pro filme ter uma sequencia caso fosse bem na bilheteria.
- As crianças tem um "líder", diferente de 1960, elas são lideradas por Mara.
- O doutor Alan Chaffe faz o mesmo papel do Gordon Zellaby (livro/1960).

Enfim, se você não achou o livro ou está com preguiça de ler, o mais perto que você pode chegar do livro é assistindo a versão de 1960, a melhor, mesmo em preto e branco.

Um comentário:

  1. Olá, eu sou muito fã dos filmes desde que eu assisti pela primeira vez aos sete anos, mas até hoje nunca encontrei o livro. Será que você sabe onde posso encontrá-lo? Mesmo que seja em PDF? Quero MUITO ler!!

    E outra coisa: Foi feito um outro filme em 1964 chamado "A estirpe dos malditos" que não é exatamente uma sequência, mas é claramente inspirado.

    E em A Cidade dos Amaldiçoados, várias crianças nascem na cidade, mas apenas o grupo da Mara é que age daquela forma (não esclarecido, infelizmente). Podemos notar isso porque o grupo da Mara não dá as mãos aos seus "pais", mas se prestarmos atenção, podemos ver que as crianças "figurantes" que aparecem ao longe em cenas como a que a mãe do David pede que o Alan as ensine, podemos ver algumas crianças de cabelos platinados dando as mãos para seus pais. Queria muito que tivessem feito uma sequência, pois adorei o filme.

    ResponderExcluir