Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

E-books

Um livro digital (e-book) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.
Alguns preferem livros, por causa do cheiro, da capa, mas o e-book também tem suas vantagens. Em um aparelho, dependendo da memória interna, podem caber milhares de e-books e serem organizados facilmente.

As grandes livrarias hoje, como a Livraria Saraiva e a Livraria Cultura, vendem e-books pelo site. De acordo com a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2011 foram comercializados pouco mais de 5 mil livros nesses formatos, o que gerou um faturamento de R$ 869 mil. Do total de obras vendidas, cerca de 4,1 mil se enquadravam na categoria “geral”, que inclui os best-sellers e outros tipos. Esse segmento movimentou, sozinho, quase R$ 400 mil. Um faturamento modesto, mas que sinaliza o potencial do mercado.
O mercado de livros digitais está modificando também a forma como alguns escritores lidam com o setor. Se antes, para ter sua obra publicada, eles precisavam de algum grupo editorial que financiasse todo o processo de produção, agora eles podem publicar seu trabalho na rede e ainda ganhar dinheiro com as vendas. A Amazon, empresa norte-americana especializada na venda de e-books, oferece uma opção para os autores independentes. O Kindle Direct Publishing (publicação direta no Kindle, em português) permite que o autor tenha controle da sua obra, ou seja, ele pode fazer qualquer alteração a qualquer momento. Além disso, o processo de publicação demora menos de cinco minutos e, caso o livro seja aceito, ele estará no ar em até 24 horas, e as margens de lucro sobre as vendas chegam a 70%.

Algumas escolas particulares já adotaram os e-books didáticos em suas aulas, porém ainda não está definido como os alunos conseguem esses e-books. Geralmente o aluno tem que comprar o livro físico, que junto vem a versão em e-book. Algumas editoras disponibilizam o livro na loja digital e os pais compram por lá. Alguns professores fazem seu próprio material didático em um programa específico e deixam online para o aluno baixar. Com a ajuda de aplicativos no tablet, a aula fica muito mais interessante para os alunos e o professor aproveita melhor o tempo.

Não dá pra ignorar o fato que os e-books estão conquistando seu espaço no mercado, escolas e até bibliotecas. Só nos resta saber se os livros físicos vão ficar extintos ou se o e-book é uma moda passageira (duvido muito que seja). E você, prefere o que? Livros ou E-books?

Nenhum comentário:

Postar um comentário