Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Zona Morta

Johnny Smith é um homem que sofre por possuir um estranho poder: ao tocar em uma pessoa, torna-se capaz de prever seu futuro. A origem desta capacidade está ligada à chamada "zona morta", uma área do cérebro de Johnny que não conseguiu se recuperar após um acidente de automóvel que o deixou em coma. Mas, ao tocar a mão de Greg Stillson, Johnny descobrirá que seu poder é muito mais perigoso do que imagina.

Acho que a Zona Morta foi um dos livros mais legais que já li. Um livro que me prendeu a atenção, teve dias que eu lia 100 páginas (apesar que é um pocket book, mas e daí?), ansioso pra chegar logo o final, que me surpreendeu.


Tudo parece se encaixar e na hora certa: o acidente de Johnny, a recuperação, o desenvolvimento do "terceiro olho", a mãe que ficou fanática religiosa por causa do acidente do filho, na verdade ela chegava a ficar insuportável, o pai (coitado) tendo que aguentar as loucuras da mulher, e vários outros problemas que aparecem no caminho de Johnny. Os assassinatos em Castle Rock me seguraram bastante, eu pensando que o assassino era uma pessoa e na verdade era outra, pode ser que minha leitura me confundiu, não sei.
O livro é dividido em quatro partes: Prólogo, A Roda da Fortuna, O Tigre Risonho e Notas da Zona Morta.
Apesar de só ter lido dois livros do Stephen King, esse foi o mais legal que li até agora.

Em 1983, saiu um filme baseado no livro, com Christopher Walken, conhecido no Brasil como "Na Hora da Zona Morta". A história é a mesma (duhhh), mas algumas coisas mudaram pro filme não ficar muito longo. Achei que a atriz que fez o papel da mãe de Johnny atuou muito mal, Walken atuou bem como Johnny, só achei que ele deveria ter melhorado um pouco suas expressões faciais na hora das visões. No livro, eu imaginava Johnny segurando forte o objeto ou a mão da pessoa e com o olho fixo ficasse olhando para o nada, mexendo pouco a boca e de um jeito macabro, mas não foi bem assim como aconteceu. Senti falta do Chuck grande, do acidente no Cathy's, mas...é uma adaptação. Eles mexeram em algumas coisas na história pra deixar mais dramático e no fim: casou! Sinceramente, é uma boa adaptação, claro, o livro oferece uma experiencia mais completa, mas o filme não se desvia muito do livro.



Também saiu uma série de TV baseada no livro em 2002, o SBT chegou a exibir com o nome "O Vidente". Eu não assistia (achava ridícula a tradução, e ainda acho) e ainda não assisti, por tanto não irei comentar.




Leitura do livro recomendadíssima! A versão que eu tenho é a do Ponto de Leitura, da Editora Objetiva.



Um comentário:

  1. Eu tenho curiosidade de ler algum livro do King... e esse parece ser bem interessante!!! Me recomendaram começar por Carrie, a estranha. Pelo menos do filme eu gostei :)

    Beijooos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir