Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Fuga do Campo 14


Eu nunca estive a par do que acontece na Coréia do Norte, só sabia que eles eram alguns malucos que não tinham o que fazer além se enviar falsos avisos de que vai atacar. Esse livro me mostrou o que aconteceu lá nesses anos passados, quando eu não tinha conhecimento que a Coréia do Norte existia, ou seja, quando eu era bem pequeno.

Mas este livro não conta exatamente a história da Coréia do Norte, e sim, a história de Shin In Geun, que futuramente mudaria seu nome para Shin Dong-hyuk, sobre como ele conseguiu fugir de um campo de concentração de trabalhos forçados. Dong-hyuk nasceu dentro do campo 14 e fugiu de lá aos 23 anos.


Escrito por Blaine Harden, depois de longas entrevistas com Dong-hyuk e pesquisas com quem conviveu com ele na Coréia do Sul e nos Estados Unidos. Harden relata as memórias do norte coreano, que vai desde a morte de uma coleguinha de 6 anos na escola, torturas a qual foi submetido, a execução de sua mãe e irmão, a sua fuga para China, sua ida à Coréia do Sul e finalmente o convite para ir aos Estados Unidos. Entre as memórias, Blaine nos conta o que acontecia na Coreia do Norte naquele momento. Kim Il Sung e Kim Jong Il fizeram um bom trabalho para alienar seu povo, fazendo-os acreditar que seu Grande Lider é o bonzinho da história, que a Coréia do Sul e os Estados Unidos são os vilões.

É um bom livro para saber o como funcionam as coisas por lá, chega a ser revoltante.

"Enquanto Hitler atacava seus inimigos, disse, Kim obrigava seu próprio povo a morrer de tanto trabalhar em lugares como o Campo 14."

Shin Dong-hyuk e Blaine Harden



Nenhum comentário:

Postar um comentário