Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Exame

Sinopse: Oito candidatos talentosos atingiram a fase final de seleção para uma poderosa corporação. O Instrutor do exame aponta três regras que devem ser obedecidas, sob pena de desclassificação: não falar com ele ou com o guarda armado na porta, não estragar os seus papéis e não sair da sala.
Eles precisam responder uma única pergunta em 80 minutos - o problema é descobrir qual é a tal pergunta... Até onde você iria para ganhar o emprego da sua vida?

Oito candidatos, quatro homens e quatro mulheres, finalmente chegam à última etapa de um processo seletivo, depois de sofrerem nas outras etapas (modo de dizer, deve ter sido bem difícil). Nomes são dispensados, os de cima os chamam por números, entre eles por apelidos. Todos sentados na carteira com apenas um lápis e um papel com seu número na mesa (candidato #x). O aplicador entra na sala e explica as regras. 

"Através desse exame, terão uma ideia do poder dessa organização, então acreditem quando lhes digo que não há outra lei nessa sala, que não a nossa. E as únicas regras aqui, são as nossas. Há só uma pergunta e uma resposta é solicitada. Se tentarem se comunicar comigo ou com o guarda, serão desclassificados. Se estragarem seu papel, intencional ou acidentalmente, serão desclassificados. Se escolherem sair dessa sala por qualquer razão, serão desclassificados. Alguma pergunta?"

O aplicador adiciona 80 minutos ao contador para eles responderem a pergunta e se retira da sala. Ao virar o papel, para a surpresa de todos, está em branco. A partir daí, começa literalmente a corrida contra o tempo para achar a pergunta. Depois de um tempo eles começam a interrogar um ao outro perguntando o porque de se candidatar ao emprego, mas descobrem que também não sabem nada sobre a vaga, sendo que a descrição era a mínima possível.

Como se trata de uma pergunta e uma resposta, durante o filme eu tentei levantar algumas hipóteses, tanto sobre os personagens quanto sobre a pergunta, isso se realmente existe uma pergunta, mas no fim, não era nada do que eu tinha pensado. O filme todo é bem misterioso, pois poucas informações são dadas, tanto da história quanto dos personagens. Vale a pena dar uma conferida, isso se você não se importa com um filme de um cenário só, e pensar se todo o esforço vale pra conseguir o emprego da sua vida.

Título Original: Exam
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento: 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário